Etiqueta à mesa (3)

"Se o corpo fica encantado, a alma fica ainda mais”

Paul Scarron, poeta francês

Já falei AQUI e AQUI sobre como preparar a mesa para bem receber.

Agora, está na hora de falarmos das "regrinhas" que devemos seguir para saborear todas as delícias, com o máximo de elegância.

Muitas dúvidas surgem quando algum tipo de iguaria mais específica é servida.

Então, vamos ver algumas?

1. Alcachofras – esta exótica flor, da família das margaridas e girassóis, pode ser servida quente ou fria, e seu molho acompanha a sua temperatura. Para saboreá-la, desfolhe-a com os dedos e coma o miolo com garfo e faca.


2. Alface – muito comum à mesa, porém, o que muitos não sabem, é que ele não deve ser cortado e sim dobrado, geralmente em quatro partes, para ser levado à boca. Por isso, quando o prato for preparado, somente as folhas internas(as menores) são escolhidas.

3. Consommés – muito embora sua origem seja espanhola, tornou-se um prato típico francês. Popularizou-se na França, no século XVIII, principalmente, depois que o cozinheiro da Casa Real criou o Consommé à La Reine, em homenagem a esposa de Luis XV, a Rainha Maria Leszcynska.

Ele é servido em uma espécie de xícara de duas alças, sobre um prato médio. A colher que acompanha também é de tamanho mediano.


Inicia-se utilizando a colher, e ao final é possível levar a xícara à boca, utilizando as duas mãos. Durante o seu consumo, enquanto se fala, ou ao final, deve-se apoiar a colher no prato médio que acompanha a xícara.

4. Pão – servido em um pratinho do lado esquerdo do convidado, deve ser partido e levado à boca com a mão. A faca que o acompanha, deve ser utilizada, apenas, para passar a manteiga.

E, em hipótese alguma, molhe o pão em molhos ou em qualquer outro líquido.

5. Scargots – Amo!!! O molusco terreste é muito encontrado nos bosques franceses, e por isso muito consumido em toda a França. Eles são acompanhados de um molho ma-ra-vi-lho-so à base de manteiga, alho e ervas aromáticas da Provence e são servidos em recipientes especiais, com cavidade para cada uma das unidades. Para degustá-lo, você deverá, com a pinça na mão esquerda, segurá-lo com a abertura para cima, e com o garfinho próprio, na mão direita, retirar o conteúdo.


6. Spaghetti – sim, em bom italiano, utiliza-se apenas o garfo para comê-lo. Este utensílio é o suficiente para enrolá-lo e levá-lo a boca. Nada de faca(você estaria matando um italiano ao cortar esse presente dos deuses) e muito menos colher.

7. Carnes em geral – após serem servidas, deverão ser fatiadas ao longo da refeição, e não de uma única vez, deixando-a em vários pedacinhos no prato.

No mais, também deverá ser observado que:

1. Antes de iniciar a refeição, o guardanapo deverá ser pousado aberto sobre as pernas. Utilize-o, apenas, para limpar os lábios e os dedos.

2. Jamais sopre a refeição, caso ela esteja quente.

3. Ao ser servido o café, utilize a colherzinha e, em seguida, pouse-a direto no pires. Jamais a leve à boca.
Para um toque especial, em ambientes não muito formais, o café é servido acompanhado de canela em pau. Utilize-o para mexer o café.

Le Train Bleu, Paris

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário