Dica de Viagem - Argentina(1)

Tão perto e tão longe...

É exatamente esta a sensação quando se desembarca em algumas cidades de nossa vizinha Argentina.

Não estou falando de Buenos Aires ou Bariloche. Estas, geralmente, já estão na maioria dos roteiros turísticos.

Estou falando de algo diferente, inusitado mesmo, daqueles lugares que parecem ser descobertos apenas pelo Fantástico ou Globo Repórter.

Mas, não. Você também pode ir. Eu fui e dou as dicas...

El Calafate é uma cidadezinha localizada na província de Santa Cruz, próxima a fronteira com o Chile e com muitas opções de turismo aventura ou gastronômico (nham, nham).
Aeroporto Internacional de El Calafate

A principal atração é sem dúvida o Parque Nacional Los Glaciares, onde estão localizados o Perito Moreno, Upsala, O’nelli, Spegazzinni, entre outros. Estes grandes “sentinelas” fascinam pela sua imponência e pelas nuances de cores criadas em seu gelo, que vão do branco ao azul e cinza.



Neste parque é possível entrar em um catamarã para se aproximar bem destes glaciares(claro que a uma distância segura). E, quando estiver bem próximo, torça para que um bloco de gelo se desprenda, e você possa ver a onda que se formará, é lindo!

Parece pequena, mas não é.

Ainda é possível, fazer trekking por cima do gelo, com sapatos especiais, ou simplesmente, caminhar pelas plataformas apreciando a beleza de tirar o fôlego.

Como você sairá bem cedo para este passeio e passará o dia inteiro no Parque Nacional, os hotéis costumam preparar um lanche “reforçado” para que seja levado – realmente uma boa ideia.

Outra excelente opção de passeio é a Estância El Galpon, a 20km de El Calafate. Aqui você será recebido com um excelente chá da tarde, com tudo que tem direito mesmo. Em seguida, sairá pelos campos para conhecer todas as tarefas do dia a dia, o que levará bastante tempo.

Na volta, a noite já terá caído e as próximas atrações serão dentro das dependências da estância(Graças a Deus, quando eu fui estava um frio de matar). 

Danças folclóricas e depois um típico jantar para fechar com chave de ouro.
Crédito das fotos: Edson Machado

Quanto ao Centro da cidade, é bem pequeno, mas ótimo para terminar a noite fazendo comprinhas nas lojas de prata ou de lã(ovelha ou alpaca) e “fleece” que ficam abertas até tarde(a grande maioria de lojas e restaurantes fecham às 13:00 horas e reabrem às 16:00 horas).

Bom, para não perder o hábito, não vamos nos esquecer que estamos em terras de bons vinhos também.

Ufa...escrevi bastante desta vez, né? Espero ter conseguido inspirar vocês.

Mas, tem continuação, hein. Rumo ao Fim del Mundo...

Os endereços:
Parque Nacional Los Glaciares
Av. Libertador 1302 (escritório de administração)
El Calafate - Argentina
Tel.: (02902) 491-005/545/788/755
www.losglaciares.com/es/parque/

Estância El Galpon
Ruta 11 Km 22.
El Calafate - Argentina
Tel.: (02902) 497-503 / 793
www.estanciaalice.com.ar/

Restaurante La Lechucha
Av. Libertador General San Martin 932
El Calafate – Argentina
www.lalechuzapizzas.com.ar/

Bisous

2 comentários:

  1. Oi Maria,

    Adorei o post. Estou planejando uma viagem para a Patagônia, mas ainda não decidi se será a parte chilena ou argentina. De qualquer forma, já tenho ótima dicas tuas.

    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir