Como prometido, vamos continuar a viagem...
Quem disse que o fim do mundo não existe?
Existe sim, e está situado a uma hora e meia de voo a partir de El Calafate.
Sobrevoando a Cordilheira dos Andes já podemos perceber a magia do lugar que nos aguarda – Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo.
Aqui o clima muda em minutos, devido aos fortes ventos oriundos da cadeia montanhosa ou da Antártica. Por isso, mesmo aparentando estar totalmente “fechado”, bastou o avião aterrissar que o dia já estava lindo novamente.
A cidade é bem pequena. Apenas uma rua principal, onde se encontra todo o comércio, inclusive, para não fugir a regra de Buenos Aires, os salões de beleza com preço suuuuper amigo. É bem possível fazer os passeios aventureiros durante o dia, e estar linda para um jantar à noite (eu experimentei e o serviço é otimo).
A principal atração é o Parque Nacional Tierra del Fuego, onde você faz um belo passeio de trem até a Bahia Lapataia, chegando ao final da Ruta n°3, estrada argentina que faz parte da Pan-Americana, com início no Alaska.
Este trem parte da estação Fin del Mundo, a 8km do centro de Ushuaia, e sua linha, hoje turística, unia a prisão de Ushuaia aos campos de trabalho situados na zona do parque.
Em uma das estações ao longo do caminho é possível tomar um bom chocolate, para espantar o frio, apreciando o lago.
Metade do lago pertence ao Chile
Ao final, ainda andar calmamente curtindo a linda paisagem e seus habitantes...
Obra dos amiguinhos castores
Outra excelente opção de passeio são os catamarãs que saem do centro de Ushuaia para o Canal de Beagle. Esta rota passa pela Isla de los Lobos, Isla de los Pájaros, Faro les Eclaireurs e Pinguinera, permitindo conhecer parte da fauna de um lugar tão diferente do que estamos acostumados. Por isso, mesmo com o vento congelante, resista e permaneça, durante toda a viagem, na parte externa do barco.
Ao final, você ganhará um certificado de viagem pelo Canal de Beagle. O meu está guardadinho, afinal é relíquia.
E se vocë gosta de esquiar, voilà, aqui também tem - Cerro Castor, orgulha-se de ser o centro de ski mais austral do mundo.
ah, ah, ah, é só pose, não esquiei não
Crédito das fotos: Edson Machado
E, muito embora, não seja profunda conhecedora sobre o assunto, me pareceu ter uma excelente infra-estrutura. Para ir até ele, informe-se na recepção do hotel sobre as vans que fazem o trajeto até as montanhas.
Depois de tanta aventura, entregue-se a culinária da região em dos muitos restaurantes da cidade. Alguns com ar romântico e com vista para o mar merecem a produção que falei.
Eu experimentei a famosa centolla, uma espécie de caranguejo gigante. Muito bom. Mas, há também o famoso cordeiro fueguino.
Bom, a partir de Ushuaia também é possível se aventurar em um navio corta gelo rumo a Antártica, mas esta ainda está pendente na minha lista...
Bisous
Oi Maria! Adorei as fotos, Ushuaia é mesmo muito linda. Já está na minha lista de "quero muito ir". Aliás toda a Patagônia. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirAna Mota
Oi Ana,
ExcluirObrigada.
Se precisar de mais dicas, envie um e-mail que responderei com prazer.
E seja bem-vinda a este espaço, ele é feito com muito carinho para vocês.
Beijos